1011775_335940773259582_4466583078376485977_n

A Secretaria Estadual de Segurança do RN devolveu no último dia 30 as chaves da Escola Estadual Manoel Dantas, que fica no bairro do Tirol, em Natal. Professores, funcionários, mães e alunos se encontraram para reabrir a escola, que havia sido fechada no final do ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a então secretária de Educação, Betânia Ramalho, para dar lugar a uma academia de polícia.

Com o anúncio do fechamento, a comunidade escolar se mobilizou para lutar contra a decisão do governo e exigir do novo governador, Robinson Faria (PSD), a manutenção da escola Manoel Dantas. O movimento recebeu apoio de diversos setores da sociedade, ganhou força e conseguiu pressionar o governo a reabrir a unidade. O mandato da vereadora Amanda Gurgel (PSTU) abraçou a reivindicação e esteve até o fim na luta pela reabertura da escola. Ao abrir os portões, a alegria e a emoção tomaram conta de todos.

Entretanto, faltando um mês para o início das aulas, a escola está sem mobília e sem servidores, que foram retirados da unidade após o fechamento. Agora, professores e a comunidade reivindicam do governo a garantia de toda a estrutura física e humana para dar início às aulas normalmente. Segundo o secretário Estadual de Educação, Francisco das Chagas, todo o material será devolvido.

Fechamento de escolas

O desprezo pela educação foi uma das principais marcas da gestão da dupla Rosalba Ciarlini e Betânia Ramalho. Ao todo, outras 131 escolas foram criminosamente fechadas durante os últimos 4 anos, em todo o RN. “Nosso mandato está à disposição das comunidades prejudicadas para lutar pela reabertura de cada uma delas. Essa é uma luta justa e sabemos que o atual governador pode e deve revogar todos os fechamentos.”, disse a vereadora Amanda Gurgel.

Facebook Comments